• Publicidade

Conheça o segredo para emagrecer de vez

Se a sanfona tem seus encantos, deixemos isso para a música, pois o efeito sanfona no emagrecimento é algo que ninguém quer. Afinal, não há nada mais frustrante do que viver a felicidade do emagrecimento e logo ver todo o trabalho indo por água abaixo. Mas será que é mesmo possível emagrecer de vez?

Uma das maiores dificuldades que a maioria das pessoas enfrenta é justamente o problema de voltar a engordar depois de emagrecer. Segundo pesquisas, apenas uma minoria consegue manter o peso sem voltar a engordar, mas por que eles conseguem?

Neste artigo, vamos falar sobre as causas de as pessoas não conseguirem manter o peso após uma dieta. Também vamos ensinar tudo o que você deve fazer para vencer essa dificuldade e emagrecer de vez, através de um emagrecimento saudável e definitivo.

Você sabe por que engordamos?

emagrecer de vez

Se para muitas pessoas emagrecer pode parecer uma tarefa difícil, manter o peso e emagrecer de vez pode beirar uma missão impossível. Será mesmo?

Embora muitos acreditem nessa dificuldade, perder peso e principalmente mantê-lo depois pode ser muito mais fácil do que você imagina. Vamos então saber por que engordamos. Veja os principais motivos:

Perda de massa magra

O grande problema de muitas dessas dietas milagrosas e da moda é que elas não foram elaboradas por profissionais da saúde. Assim sendo, grande parte dessas dietas acaba provocando uma considerável perda de massa magra (muscular), o que é um grande erro para quem quer emagrecer de vez.

Para quem não sabe, a massa muscular é fundamental para a manutenção de um metabolismo rápido e em perfeito funcionamento. Acontece que com uma dieta mal feita existe uma grande perda de massa magra, que acarreta em uma verdadeira lentidão no emagrecimento. E com o metabolismo lento, você acaba engordando depois de emagrecer.

Dietas restritivas

Engana-se quem pensa que é possível passar por um período de dieta restritiva e depois, voltando aos hábitos alimentares anteriores, a pessoa não voltar a engordar. Isso, porque existem dietas torturantes que fazem você entrar em uma luta contra a comida, fazendo dela a sua pior inimiga.

Passado o período dessa dieta (alguns nem conseguem ir até o final), a pessoa volta a comer desesperadamente, “fazendo as pazes” com a comida que antes era proibida.

Alimentos com alto índice glicêmico

Os alimentos com alto índice glicêmico são aqueles que, ao serem consumidos, elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue. Esses alimentos são ricos em carboidrato simples que se transformam em açúcar, entrando rapidamente para a corrente sanguínea. Nesse momento, seu corpo começa a produzir picos de insulina secretada pelo pâncreas, que precisa enviar uma quantidade considerável desse hormônio para regular os níveis de glicose.

E por que esse processo faz a gente engordar? Porque a insulina é um dos hormônios que mais promovem a obesidade. Sim, a insulina ENGORDA. E isso acontece porque esse hormônio provoca várias ações que induzam à obesidade. Duas delas são:

A resistência insulínica que a pessoa passa a desenvolver com o tempo, inclusive aumentando o risco da diabetes.
A inibição da leptina, o hormônio responsável pela saciedade – por isso a fome nunca acaba.

Assim sendo, a pessoa volta a engordar simplesmente porque retorna a uma alimentação rica em carboidratos simples. São eles: açúcares, farinhas brancas e amidos, massas, arroz branco, refrigerantes etc. Veja esse artigo sobre alimentos com alto índice glicêmico

 O que fazer para emagrecer de vez

Em primeiro lugar, essa questão começa durante o processo de emagrecimento, e não depois. Isso, porque o tipo de dieta que você escolhe é determinante para o sucesso – ou não – do seu período pós-emagrecimento.

Portanto, veja a seguir o que deve ser feito para você finalmente vencer a luta contra a balança e emagrecer de vez.

A comida não é sua inimiga

Deixar de comer só irá fazer com que você sinta ainda mais fome e desista rapidamente da dieta. Para que você possa emagrecer de vez, é preciso alimentar-se bem. Isso mesmo, e principalmente consumir alimentos que induzam o seu corpo à queima calórica.

Mantenha a massa magra

Massa magra é a nossa massa muscular, portanto, precisamos entender que nossa musculatura gasta uma grande quantidade de energia. E quanto mais massa magra nós ganhamos, mais acelerado funciona o nosso metabolismo. Como consequência, nosso corpo irá queimar uma quantidade muito maior de calorias e gordura corporal.

E não estamos falando de ter um corpo musculoso – isso é um outro processo. Estamos falando da manutenção e/ ou ganho de massa muscular que seu corpo precisa. Nossa queima de gordura é altamente potencializada à medida que ganhamos massa magra.

Não conte calorias

A nutrição tradicional aposta na contagem de calorias para a perda de peso. Porém, através de uma infinidade de estudos, há décadas já foi comprovado que é a ação da insulina a grande vilã da obesidade. Assim sendo, quando consumimos alimentos ricos em carboidratos, nosso corpo entra no seguinte ciclo:

O carboidrato quando consumido se transforma em açúcar, que vai para a corrente sanguínea. Nesse momento, o pâncreas secreta uma grande quantidade de insulina que “retira” esse açúcar do sangue para então levar para outros lugares. Apenas uma pequena parte dessa glicose será transformada em glicogênio para energia imediata. E para onde vai o restante daquele açúcar? Será levado para nossas células adiposas, sendo estocadas em forma de gordura corporal.

Dessa forma, de nada adianta você contar calorias e ignorar a ação da insulina. Para entendermos melhor, vamos comparar 100 calorias de uma porção de carne e 100 calorias de uma porção de pão branco (rico em carboidratos simples).

Enquanto a carne, que é rica em proteínas, fornece energia imediata e auxilia na manutenção da musculatura, o pão – rico em carboidratos simples – irá transformar-se imediatamente em açúcar, passando pelo ciclo que acabamos de ver.

Portanto, nem todas as calorias são iguais. Além disso, quando diminuímos os alimentos ricos em carboidratos, induzimos nosso corpo a uma queima de gordura muito maior, pois ele irá buscar em nossa gordura corporal a sua fonte de energia.

Não faça “dieta”

Quando falamos em “dieta”, remetemos à ideia de um período de grandes restrições e alimentação escassa. Mas se você busca vencer a luta contra a balança e emagrecer de vez, não faça isso.

Para emagrecer de verdade, é importante que você mude os seus hábitos alimentares, reaprendendo a comer de uma forma saudável. Nesse estilo de alimentação, é preciso reaprender a consumir os alimentos que induzam o seu corpo à queima calórica. Uma das melhores formas para isso obviamente é saber lidar com o consumo dos carboidratos.

Assim sendo, você pode experimentar uma das formas mais saudáveis e rápidas de emagrecimento através de uma dieta low carb, que visa o consumo baixo e moderado de carboidratos. Você também pode ler mais sobre a dieta low carb neste artigo.

E então, gostou de saber o que deve ser feito para emagrecer de vez? Pois se esse artigo foi útil para você, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma, possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Pingback:Emagrecer de vez: os segredos para vencer a luta contra a balança | Saúde em alta

Deixe seu comentário

  • Publicidade