• Publicidade

10 alimentos para inserir na sua refeição noturna

refeição noturnaAo contrário do que muita gente pensa, ir dormir em jejum não é a solução mais saudável. O jantar e a ceia são fundamentais para o bom funcionamento do corpo e até para ajudar a perder peso. Para ter uma alimentação refeição noturna benéfica, o importante é fazer as escolhas certas.

É o que afirma a professora de Nutrição Clínica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Anna Carolina Coimbra. No entanto, ela alerta que o horário que a pessoa come também é importante. “Todos estes alimentos devem ser consumidos no máximo três horas antes de dormir”, alertou a nutricionista.

Veja algumas opções para inserir na sua refeição noturna que podem ser ideais para garantir uma boa noite de sono.

10 alimentos para inserir na sua refeição noturna

1) AVEIA: Esse cereal rico em fibras fornece satisfação e saciedade. E por ser rica em fibras, também auxilia no bom funcionamento intestinal. Tente evitar a versão em farinha. O farelo de aveia ou a opção em flocos finos ou grossos são as mais saudáveis, pois são menos processadas.

E a aveia pode ser combinada de várias maneiras. Você pode ingerir junto com uma fruta, iogurte ou optar por um mingau na hora da ceia. Para prepará-lo, cozinhe em uma panela um copo de leite (pode ser desnatado ou semidesnatado), duas colheres de aveia. Pode colocar umas gotinhas de essência de baunilha ou outro adoçante.

Depois do cozimento, pode adicionar uma banana bem madura cortada em rodelas e salpicar um pouco de canela. Além de dar um sabor especial, essa especiaria também tem propriedades termogênicas, que aceleram a perda de peso.

2) IOGURTE: Rico em proteína, esse laticínio dá mais saciedade e é um bom lanche noturno, pouco calórico. Para quem sente muita fome de madrugada, uma sugestão é inserir algumas sementes ou grãos ao iogurte, como chia, linhaça, aveia ou gergelim.

A nutricionista Anna Carolina Coimbra também recomenda um pouco de cautela na hora de escolher: “Prefira as versões 0% gordura ou desnatado, sem adição de frutas em conserva”, sugeriu.

3) FRUTAS: O ideal é optar por frutas que auxiliem no processo de digestão, não ultrapassando a recomendação total de porções de frutas diárias, que vai variar de acordo com a pessoa, conforme orienta a nutricionista. Boas alternativas são abacaxi, melão e morango.

4) CHÁ: Favoritos de quem está de dieta, os chás podem ser ótimos para relaxar e garantir uma noite mais tranquila. Mas é necessário tomar cuidado na hora de selecionar o tipo erva. Algumas delas contêm muita cafeína, como é o caso do chá verde ou mate e isso pode te deixar muito alerta e prejudicar o sono.

Portanto, a preferência deve ser por aqueles chás calmantes, como camomila e erva-doce. Anna Carolina ainda aponta que o melhor é utilizar partes da planta diretamente, como as folhas e raízes, por exemplo. “Não é bom usar chá de saquinho, industrializado”, recomendou a nutricionista.

5) SMOOTHIE DE FRUTAS: Ótima para o verão, essa bebida cai muito bem na hora da ceia. Para uma opção mais relaxante, basta bater no liquidificador ou mixer:

  • uma maçã (com casca),
  • banana,
  • polpa de maracujá
  • aveia
  • pedrinhas de gelo (de água ou água de coco).

O resultado vai ficar bem cremoso e é ótimo para ser consumido antes de dormir. No entanto, quem necessita emagrecer, por exemplo, precisa ficar atento, já que esse suco acaba sendo bem calórico.

Como afirma a nutricionista Anna Carolina Coimbra, não é algo liberado para qualquer pessoa. “Deve fazer parte do cômputo dietético do plano alimentar”, avaliou.

6) MAÇÃ: Embora a maçã já esteja incluída no grupo de frutas, demos um destaque especial para ela, por ser ótima para controlar as sensações de sono e vigília. Isso quer dizer que, se você for do grupo da insônia e tiver dificuldade para adormecer, ela pode ser uma ótima pedida na sua refeição noturna.

A maçã ajuda a controlar o chamado ciclo circadiano, que é o nosso reloginho biológico, que faz com que diferenciemos o dia da noite. Isso tudo graças à presença de melatonina na sua composição.

7) BANANA: Outra fruta que merece destaque é a banana. Assim como a maçã, ela é rica em melatonina e ajuda no relaxamento no período noturno. Como mencionado acima, fica ótima no mingau, com aveia ou acompanhada de outros grãos, como linhaça ou chia.

8) MARACUJÁ: Famosa por acalmar, esta fruta tem propriedades que atuam no sistema nervoso central. Por isso, relaxam e melhoram a qualidade do sono.

9) SALADAS: Na hora do jantar, o ideal é ter uma alimentação rica em fibras. Isso confere satisfação e saciedade, além de evitar pico de glicemia durante o período de sono. Ideal para diabéticos, como recomenda a nutricionista Anna Carolina Coimbra.

10) OLEAGINOSAS: Alguns alimentos, como a castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas, nozes e tâmaras são ideais para a noite. O triptofano que existe em abundância nesses petiscos é um neurotransmissor que auxilia na qualidade do sono e no relaxamento.

Mas, cuidado para não exagerar, já que são calóricos e podem ser prejudiciais à saúde quando consumidos em excesso, por causa da gordura.

Com tantas opções para a refeição noturna, você pode ir variando entre algumas que mais se adeque a sua rotina ou gosto. Mingaus, iogurtes e algumas misturas com frutas podem ser o ideal para a hora da ceia. Alguns chás também têm calmantes e ajudam bastante a garantir um sono tranquilo. E isso que é o mais importante numa vida saudável e equilibrada.

Imagem cortesia de holohololand em FreeDigitalPhotos.net

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma, possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Pingback:Receitas saudáveis para inserir no cardápio do jantar - Dicas

Deixe seu comentário

  • Publicidade