• Publicidade

COMO PERDER PESO NA GRAVIDEZ DE MANEIRA SAUDÁVEL

Você sabia que é possível emagrecer na gestação, sem colocar seu bebê em risco? Aprenda agora como perder peso na gravidez sem prejudicar sua saúde.

Quando o assunto é gravidez, o ganho excessivo de peso é uma das questões que mais preocupam as mulheres. E não se trata somente de vaidade feminina. A gestação é uma fase delicada, que exige muitos cuidados, inclusive em relação à balança.

A comunidade médica já não incentiva a antiga teoria de que a mulher grávida deve “comer por dois”. Ao contrário disso, sabemos agora que o excesso de peso na gravidez é fator de risco para várias complicações.

Este artigo traz para você informações importantes sobre como perder peso na gravidez de forma saudável.

Isso deve ser feito com prudência, para que não faltem nutrientes para a mãe ou para o bebê.

A seguir, você verá quais são as complicações, decorrentes do excesso de peso, que podem surgir durante a gestação. E verá também, dicas para emagrecer com saúde e segurança

Por que perder peso na gravidez?

Perder peso na gravidez

Perder peso na gravidez pode ser viável, e até necessário em alguns casos, para evitar uma série de riscos.

A gestação já não é mais encarada como a fase em que a mulher pode abusar da alimentação.

Nas últimas décadas, a medicina vem comprovando que a obesidade (ou o ganho excessivo de peso durante a gestação) está associada a várias doenças que colocam em risco tanto a mãe quanto o feto.

Perder peso na gravidez já é visto como algo aceitável, também pelas mulheres.

As próprias gestantes estão mudando seus conceitos e padrões de alimentação durante essa fase. Existem, inclusive, mulheres que mantêm o ritmo de treinos pesados em academias.

Os médicos recomendam à gestante perder peso para evitar os seguintes problemas:

  • Diabetes gestacional

A diabetes mellitus gestacional (DMG) é um problema metabólico de alta prevalência. Atinge até 25% das gestações.

Essa doença também afeta mulheres que não apresentam sobrepeso. No entanto, a obesidade é fator de risco para a instauração do quadro de diabetes gestacional.

  • Pressão alta

A pressão alta na gestação pode desencadear problemas graves, como a pré-eclâmpsia, culminando até em abortos.

Idade superior a 35 anos, quadros de diabetes e obesidade são fatores associados ao surgimento de pressão alta na gestação.

Os sintomas de hipertensão na gravidez são: dor de cabeça; dor na nuca; inchaço; dor na barriga; pressão arterial acima de 14 por 9.

  • Parto prematuro

Bebês de gestantes obesas têm mais chances de nascimento prematuro. Assim como o excesso de peso é um fator que predispõe complicações no parto, e até natimortalidade.

Além dos riscos que foram citados, estudos indicaram que alguns outros problemas podem surgir em decorrência da obesidade na gravidez:

  • Crianças com maior tendência ao sobrepeso;
  • Crianças com maior risco de problemas cardiovasculares;
  • Comprometimento do sistema imunológico do bebê.

Por todas essas razões, algumas mulheres podem, e devem, perder peso na gravidez, contanto que isso seja feito com cautela.

Dicas para emagrecer na gestação de forma saudável

Para perder peso na gravidez com saúde, é essencial fazer uma alimentação balanceada e atividades físicas moderadas.

Não existe perigo de limitar o número de calorias nessa fase, desde que o cardápio contenha todos os nutrientes necessários. Veja algumas dicas que vão te ajudar a perder peso, sem prejudicar sua saúde:

  1. Alimente-se de três em três horas: você não precisa “comer por dois”, mas o seu organismo trabalha por dois. Então, para não se sentir fraca, evite longos períodos sem comer.
  2. Aposte nas frutas: além de serem ricas em vitaminas e minerais, as frutas são ótimas opções de sobremesa e lanches entre as refeições. O ideal é consumir três tipos diferentes de frutas por dia.
  3. Não esqueça as proteínas: carnes magras, peito de frango, ovos e peixes são ricos em proteínas. Esse nutriente é um grande aliado de qualquer dieta, já que promove sensação de saciedade por mais tempo.
  4. Prefira os cereais integrais: arroz, macarrão e pão integral promovem mais saciedade do que os carboidratos brancos. As versões integrais também contêm fibras, que auxiliam no funcionamento intestinal;
  5. Abuse dos vegetais: legumes e verduras não podem faltar à mesa de quem almeja uma alimentação saudável. Esses alimentos possuem altíssimo valor nutricional e mínimas calorias.
  6. Evite alimentos ultraprocessados: produtos industrializados contêm alto teor de açúcares, sódio e inúmeras outras substâncias químicas. Além disso, não oferecem nutrientes necessários para o organismo.
  7. Tente resistir às guloseimas: claro que é difícil evitar, mas doces, massas e frituras devem ter participações raras no cardápio;
  8. Faça atividades físicas: exercícios, como caminhada e hidroginástica, por exemplo, não oferecem riscos à gestação e podem ser feitos com segurança.

Colocar isso em prática, nem sempre é fácil, principalmente porque a fome que surge na gestação é gigantesca. Mas com determinação você pode perder peso na gravidez, e de maneira saudável.

 Resumindo…

Como você pôde ver, o sobrepeso durante a gestação é um fator agravante para vários problemas.

Se não houver um cuidado adequado, sérias complicações podem colocar em risco a saúde da mãe e a vida do bebê.

Comer em dobro já não é mais a palavra de ordem para a alimentação da gestante. Hoje, sabemos que é possível perder peso na gravidez, desde que isso seja feito da maneira correta.

Mas, antes de traçar qualquer plano alimentar durante a gestação, fale com seu obstetra e siga à risca as recomendações que ele passar.

O que você achou dessas dicas e informações? Participe. Deixe seu comentário aqui e nos dê sua opinião sobre perder peso na gravidez.

Veja também…
7 passos para perder peso de forma saudável após a gravidez
Dicas para você emagrecer na gravidez sem prejudicar a saúde do bebê

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma, possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Pingback:Perder peso na gravidez de maneira saudável – Dicas de Emagrecimento | Saúde em alta

Deixe seu comentário

  • Publicidade