• Publicidade

Jejum intermitente – O passo a passo para uma vida saudável.

Jejum intermitenteUm dos assuntos mais discutidos sobre a estética do corpo é a perca de peso, mas não só apenas perder peso e sim conseguir essa redução na balança de forma saudável. As técnicas do jejum intermitente, ou JI, vão no caminho oposto das outras dietas já conhecidas, pois os estudos acerca deste tipo de dieta mostram que reduzir o número de refeições é mais eficiente do que comer refeições em pequenas porções e em certos horários do dia.

Sendo assim, iremos entender como funciona a dieta do jejum intermitente e perceber se ela pode nos ajudar a ter uma vida mais longa e saudável do que as dietas comuns, confira!

Jejum intermitente, o que é?

Na verdade, muitos adeptos desse jejum preferem não chamá-lo de dieta ou dieta do jejum, mas sim de um estilo de alimentação.

Isso acontece por que ao praticar esse habito você não estará escolhendo os melhores alimentos e a quantidade certa deles que ao serem ingeridos poderão proporcionar o emagrecimento, na verdade você estará escolhendo quais refeições irá fazer, alterando a rotina normal de alimentação, ou seja, o jejum intermitente é o estilo de alimentação na qual o indivíduo irá substituir uma refeição por um período de jejum.

As pessoas que praticam esse estilo de alimentação podem chegar a fazer períodos grandes de jejum, como por exemplo, ficar 12, 16 ou até 24 horas sem comer, mas para isso é preciso ser experiente e já ter passado por períodos pequenos de jejum, além claro de acompanhamento profissional e exames para saber se essa prática não irá causar modificações em alguma doença que já tenha ou alterações graves no corpo.

O que torna o jejum intermitente algo comum é o seu fato histórico, pois todas as civilizações da humanidade já passaram por períodos de falta de alimentos, a maioria nem tinha alimentação suficiente para fazer mais de 2 ou 3 refeições por dia. Algumas religiões comuns e bastante antigas também usam do jejum para purificar o corpo.

Quais os benefícios do jejum intermitente?

Quando fazemos o jejum intermitente, além de ser usado como um jejum para emagrecer, vários acontecimentos tomam lugar dentro do nosso corpo nos levando a ter uma vida saudável, listarei aqui os pontos mais importantes sobre esse jejum.

  • Quedas dos níveis de insulina.

Como diz esse estudo, os níveis de insulina sofrem uma queda devido à um aprimoramento na sensibilidade à insulina.

  • Forma genética da longevidade.

Os genes que estão ligados a longevidade e também à melhora da proteção do organismo contra doenças sofrem transformações que impactam positivamente na nossa saúde, veja mais aqui.

  • Alto índice de HGH.

Para quem não sabe o HGH é o hormônio do crescimento e quando é feito o jejum intermitente a quantidade desse hormônio salta para 5 vezes maior que o normal, estudo sobre esse assunto estão aqui.

  • Melhor reparo das células.

Algo acontece de muito importante quando ficamos em jejum e que leva ao reparo das células, é a autofagia, que é um processo na qual as células consomem proteínas problemáticas que estão dentro delas mesmas removendo-as e ficando limpas, isso tem grande importância pois essas proteínas com problemas podem levar ao surgimento de canceres, veja aqui.

Qual o passo a passo para fazer o Jejum intermitente?

Como falei, antes de fazer o jejum intermitente é preciso que o indivíduo esteja preparado e já tenha experiência em reduzir sua alimentação e dietas, assim será mais fácil de seguir os protocolos, como o mais atual, que é o protocolo de Leangains ou mais conhecido como o método 16/8, na qual o indivíduo deve jejuar durante 16 horas e nas 8 horas seguintes se alimentar o máximo possível. As mulheres interessadas neste método devem fazer um jejum de 14 horas e se alimentar nas 10 horas restantes.

Quando estiver no período de alimentação, não haverá limites para a quantidade de refeições que pode ser feita.

Outro protocolo é o Coma-pare-coma (Eat-stop-eat em inglês), na qual os períodos de jejum são de 24 horas divididos em 1 ou 2 vezes por semana.

O terceiro protocolo que passarei é o da dieta 5:2, que é bem simples. É apenas necessário que a alimentação seja feita normalmente durante os 5 dias da semana, e nos outros 2 o consumo de calorias fique apenas em 500 calorias para quem for homem e 600 para as mulheres.

Você pode seguir um desses protocolo e praticar durante um período, se quiser saber mais sobre como executar os passos do jejum intermitente, veja este vídeo.

Quais cuidados devo ter com o jejum intermitente?

Pessoas que já sofreram com bulimia, anorexia, tem algum problema com peso ou está abaixo do peso ideal não devem fazer este jejum sem antes ter uma conversa séria com seu médico.

Já as mulheres que estão com vontade de engravidar ou atualmente estão gravidas, é proibido a pratica deste jejum, pois ele pode trazer complicações serias para a mãe e para o bebê. As restrições para as mulheres em geral revelam que o jejum intermitente não é tão bom para elas como é para os homens, por isso que é preciso ter muito cuidado com esse estilo de alimentação.

Alimente-se bem.

Chegando ao fim, é preciso lembrar que nenhuma forma de jejum ou qualquer tipo de dieta não substitui os cuidados médicos e de profissionais da área, siga a alimentação que seu nutricionista passar e antes de tudo procure um médico e esteja com seus exames em dia, os riscos de problemas serão reduzidos e você consequentemente terá uma vida longa.

Se você se beneficiou das informações contidas neste artigo, curta, comente e compartilhe para que mais pessoas possam ter a mesma ajuda que você teve, compartilhe suas experiências caso já tenha praticando o jejum intermitente.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma, possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação.
Adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Pingback:POR QUE ENGORDAMOS E O QUE FAZER PARA EVITAR?

  2. Pingback:Compulsão alimentar: Causas, sintomas e tratamentos

Deixe seu comentário

  • Publicidade