• Publicidade

Dicas para você emagrecer na gravidez sem prejudicar a saúde do bebê

O ganho de peso é absolutamente natural durante a gestação, fase toda especial para a mulher. Mas, e se for necessário perder peso? como emagrecer na gravidez sem prejudicar a saúde do bebê? Sempre há o risco de se ganhar peso demais e, pior, manter esse peso extra depois do parto. Essa preocupação, no entanto, não é apenas estética. Estudos comprovam que é normal gestantes ganharem de 9 a 12 quilos durante a gestação, algo muito além disso pode comprometer a saúde do feto e da mãe.

Por outro lado, obstetras apontam que mulheres gestantes que cuidam da alimentação e fazem exercícios, ou simplesmente mantêm seu peso controlado, promovem um desenvolvimento mais saudável para o bebê, tendem a ter um parto mais tranquilo e uma recuperação posterior muito mais rápida.

Assim, existem vantagens em manter o peso adequado durante a gravidez, o que pode fazer a gestante ter que buscar o emagrecimento durante a gestação. No entanto, é necessário bom senso nessa etapa que requer muitos cuidados.

Então, por onde começar?

Devo emagrecer na gravidez?

Emagrecer na gravidez sem prejudicar a saúde do bebê

Nutricionistas e Obstetras instruem mulheres com obesidade ou mesmo com sobrepeso a perderem peso durante a gravidez. As mudanças do corpo são muitas e é necessário manter-se saudável nessa etapa tão singular, isso inclui a manutenção do peso.

Mas não é fácil. Nas primeiras semanas é normal perder um pouco de peso, muito porque o bebê em formação requer muitos nutrientes e energia do organismo da mãe. Depois disso, já no segundo trimestre, a gestante passa a ganhar peso rapidamente graças ao acúmulo de líquidos no organismo. Sob esse cenário, é muito fácil perder o controle do peso corporal.

Assim, é muito importante cuidar do seu peso durante a gravidez. Converse com seu médico, obstetra ou doula, eles podem ajudar muito na decisão se é realmente necessário perder peso ou não. É importante não tomar essa decisão por conta, novamente o bom senso deve prevalecer.

Como emagrecer na gravidez com saúde?

Sob o risco de parecer clichê (apesar de não ser) uma alimentação equilibrada e exercícios físicos são recomendadíssimos para se emagrecer com saúde – mesmo durante a gravidez.

Se já é complicado emagrecer em outras circunstâncias… Gestante então, a mulher precisa tomar uma série de cuidados e ter muitas informações disponíveis.

Para ajudar você, trazemos então algumas discussões que podem te ajudar a tomar decisões mais acertadas para você e para seu bebê.

Alimentação equilibrada

Primeira coisa é: esqueça, desaprenda e jogue fora dietas malucas. E jejum, nem pensar! A gestante necessita se alimentar corretamente – como qualquer outra pessoa, inclusive.

No entanto, sabemos o quão difícil é para a mulher manter uma alimentação adequada, afinal, náuseas, enjoos e vômitos fazem com que a alimentação nem sempre ocorra da forma esperada.

Por isso a alimentação é um tema delicado que deve ser tratado com seu médico ou nutricionista, pois nessa etapa isso é algo muito particular.

Mesmo assim, há alimentos que você pode experimentar e, se dando bem com eles, te darão a energia necessária para emagrecer na gravidez com segurança e com saúde.

  • Se você come carne, opte por carnes brancas, preferencialmente a de peru, pois é uma carne magra rica em proteínas. Também é uma fonte rica de vitamina B12, importante para a formação do sangue do bebê. Caso você seja vegetariana ou vegana consulte seu nutricionista para fazer essa reposição o mais rápido possível.
  • Se gosta de frutas, opte pela maçã, pois é uma fruta rica em fibras e vitaminas (B, C e E) e baixas calorias. É ótima para o funcionamento intestinal.
  • Se gosta de grãos, opte por feijão, grão de bico, ervilhas. Esses alimentos são ricos em fibras e promovem a saciedade do organismo, importante para amenizar a ansiedade natural da gestante por comer tudo o que está a sua frente.
  • O iogurte natural deve estar no cardápio da gestante. É rico em proteínas, cálcio e vitaminas. Mas veja, somente os naturais… Iogurtes com muito açúcar ou coloridos costumam fazer a gestante ganhar ainda mais peso, produzindo o efeito contrário do que se espera.
  • Lembre-se de evitar alimentos que possam conter bactérias em sua composição, como certos queijos (brie, camembert, gorgonzola) ou carnes mal passadas ou cruas (presunto, copa ou outros frios). Não precisamos nem dizer para cortar completamente as bebidas alcoólicas,  e os refrigerantes, né?
  • Além disso, tome muito cuidado com alimentos que são conhecidos por acelerar o metabolismo (como a canela ou o gengibre), esqueça deles pelos próximos meses pois muitos deles podem fazer mal à saúde do bebê (alguns são até mesmo abortivos).

Exercícios físicos durante a gestação

Ao contrário da crença popular, as mulheres gestantes podem se exercitar e ter uma série de vantagens para ela e para o bebê.

A medicina pesquisa efeitos benéficos dos exercícios durante a gravidez há mais de meio século. Observa-se que exercícios durante a gravidez proporcionam um desenvolvimento mais saudável para o feto além de contribuir para a qualidade do parto e para a recuperação da mãe no pós-parto.

No entanto, a prática de exercício físico por gestantes deve ser acompanhado de diversos cuidados extras. O mais importante é a intensidade do exercício aeróbico que deve ser sempre de baixa intensidade. Esqueça treinos HIIT e nunca, jamais, faça exercícios sem se alimentar corretamente antes e depois.

Caminhadas, bicicleta ergométrica são excelentes para queimar gorduras e emagrecer. Considere fortemente a hidroginástica, que é altamente recomendada a gestantes.

Com acompanhamento de um bom profissional é possível fazer até mesmo musculação, desde que os exercícios não apresentem nenhum risco de lesão para a mãe ou principalmente para o bebê.

Emagrecer na gravidez pode ser uma tarefa delicada e um pouco diferente, requer cuidados e distância de radicalismos, mas com paciência, apoio e informação é totalmente possível e recomendado.

E você? Está grávida e quer emagrecer? Tem uma amiga gestante que faz exercícios? Ou quem sabe conhece alguém que conseguiu emagrecer na gravidez? Compartilhe sua experiência conosco!

Veja 7 passos para perder peso de forma saudável após a gravidez

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma, possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação.
Adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Pingback:Perder peso na gravidez de maneira saudável - Dicas de Emagrecimento

Deixe seu comentário

  • Publicidade