• Publicidade

Os diferentes tipos e características das dietas

Hoje em dia as pessoas estão procurando cada vez mais levar uma vida saudável e ter uma alimentação equilibrada, e para isso, elas geralmente procuram um profissional para auxiliá-las. Este profissional, o nutricionista, prepara uma dieta de acordo com a necessidade da pessoa, pois algumas buscam emagrecer, outras ganhar massa muscular e algumas precisam fazer dieta por causa de algum problemas de saúde. Pelo fato de cada um ser diferente e ter suas especificidades, existem variados tipos de dietas para serem seguidas. E neste artigo, falaremos sobre as principais delas. Confira!

Os diferentes tipos de dietas;

[caption id="attachment_6843" align="alignleft" width="400"]Os diferentes tipos e características das dietas Imagem cortesia de Keko64 em FreeDigitalPhotos.net[/caption]

Dieta para emagrecer:
Uma alimentação equilibrada aliada a um bom exercício físico é primordial para quem quer perder peso. Além de importante para o emagrecimento, esses hábitos são importantes para evitar possíveis problemas de saúde.
As dietas que provocam a perda de peso são divididas, geralmente, em três categorias:
– Dietas de baixa ingestão de calorias;
– Dietas de baixa ingestão de carboidratos;
– Dietas de baixa ingestão de gordura.

Dieta para ganhar peso:
Aumentar a massa muscular é o sonho de muita gente. Quem não quer ter um corpinho sarado e bonito? Para isso é preciso fazer uma boa dieta equilibrada e recorrer também à prática de musculação.
Existem diferentes tipos de dietas para o ganho da massa muscular, e as principais delas são:
– Dieta das proteínas;
– Dieta ganha Peso (básica)

Dieta para quem tem problemas de saúde:
Este tipo de dieta vai depender muito de qual problema de saúde a pessoa tem.
Mencionaremos apenas os dois tipos mais comuns:
– Dieta para quem possui colesterol alto;
– Dieta para pessoas com problemas hepáticos.

No próximo tópico falaremos mais detalhadamente a respeito das principais características das dietas acima.

Principais características das dietas:

Dieta para emagrecer:

A dieta de baixa ingestão de calorias é uma das mais seguidas por aqueles que desejam perder peso mais rápido, pois com certeza o resultado é muito útil e pode ser o início de uma caminhada rumo ao peso ideal. Ela deve conter alimentos com proteínas e carboidratos tanto para regular quanto para fortalecer o funcionamento do organismo. É um tipo de dieta que substitui as principais refeições do dia por sopas, sucos e caldos. Com ela é possível comer pouco várias vezes ao dia.

Para quem deseja uma maneira simples e fácil de emagrecer ingerindo pouca caloria, nós apresentaremos a dieta da sopa. Ela não tem segredo! Basta não tomar qualquer tipo.

Como funciona: Basta substituir o almoço e o jantar por uma porção de sopa. Mas é preciso também associá-la a hábitos alimentares saudáveis no decorrer do dia, caso contrário, não terá efeito algum. Esta dieta possui resultados rápidos, mas não milagrosos, portanto, deve-se seguir todos os cuidados alimentares para que tudo funcione perfeitamente.

dieta de baixa ingestão de carboidratos. Ela consiste na diminuição deste nutriente, pois ele se transforma em massa corporal no organismo. A proposta dela é proporcionar ao organismo os menores índices de liberação de açúcar possíveis, e também uma menor formação de massa.

A dieta de baixa ingestão de gordura também é eficaz para a perda de peso. Além de colaborar para o bem estar, ela reduz os riscos de problemas cardíacos. Citaremos aqui, alguns alimentos com baixo teor de gordura, assim conseguirá melhorar a qualidade de suas refeições.

Os principais alimentos com baixo teor de gordura são:

  • Queijos brancos como ricota, cottage e frescal são opções de laticínios com baixo teor de gordura saturada.
  • O peito de frango é uma das carnes mais leves de nosso cardápio alimentar, pois a quantidade de gorduras totais e saturadas é baixíssima.
  • O peixe além de ser uma outra opção de carne leve, também é fonte de ácido graxo essencial, como o ômega 3, que auxilia nas funções metabólicas do nosso organismo.
  • As frutas e os vegetais apresentam baixo teor de gordura, alguns praticamente zero gordura, com exceção de algumas frutas como o abacate e o açaí que são consideradas oleosas.

Dieta para ganhar peso

  • Dieta das proteínas: Esta dieta é embasada em um alto consumo de proteínas, pois elas têm a função de sintetizar o músculo que sofre micro lesão com a prática de exercício. O ideal é ingerir as proteínas após os treinos e ter uma alimentação bastante equilibrada. Os principais alimentos que contêm proteínas são: peixe, ovo, leite, queijo, iogurte, dentre outros.

Para ganhar peso é necessário manter um ritmo ideal nos exercícios e na alimentação, como por exemplo, ir à academia no mínimo três vezes por semana e comer alimentos saudáveis de três em três horas. A dieta para ganhar peso é simples, basta que a refeição sólida ocorra de uma hora a uma hora e meia antes dos treinos, e é necessário também inserir carboidratos como batata doce, cará, mandioca, inhame, pão integral,etc.

Dieta para quem tem problemas de saúde

  • Dieta para baixar o colesterol: O colesterol alto faz com que o risco de que alguém sofra com doenças cardiovasculares seja enorme, e a recomendação para baixa-lo é fazer uma alimentação bem saudável.  Os principais alimentos responsáveis pela diminuição do colesterol são: Iogurte e leite desnatado; queijos brancos e lights; frutas; hortaliças e legumes.
  • – Dieta para pessoas com problemas hepáticos: Esta dieta tem o objetivo de proteger o fígado. E para as pessoas com o fígado danificado, as proteínas não conseguem ser metabolizadas perfeitamente, e como isso acumula produtos residuais como a amônia, que são tóxicos ao corpo. Nesse caso ela pode ser restringida.

As melhores recomendações para esse tipo de dieta são: O consumo moderado de gordura; suplementação de vitaminas; restrição de sal, caso ocorra retenção de líquidos e ingestão de muitos alimentos contendo hidratos de carbono.

Benefícios as dietas

Qualquer dieta, seja ela para emagrecer, ganhar massa ou até por causa de algum problema de saúde, se feita de forma correta, trará excelentes benefícios para a saúde, pois a disposição para uma melhor qualidade de vida será inevitável.

Os riscos que as dietas apresentam

Uma dieta só fará mal ao corpo se seus nutrientes forem deficientes. Por isso a importância de ter um acompanhamento com um profissional da área é primordial tanto para não abalar a saúde quanto para conseguir resultados mais rápidos.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma, possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Pingback:Dieta do metabolismo: como acelerar o metabolismo e emagrecer

  2. Pingback:Dicas rápidas para emagrecer de verdade - Dicas de Emagrecimento

Deixe seu comentário

  • Publicidade