• Publicidade

Dieta low carb emagrece?

dieta low carbTodos os dias acessamos e recebemos várias informações sobre emagrecimento pela internet. A mais nova tendência é a dieta low carb, que limita o consumo de carboidratos. Conheça agora esta novidade que pode te ajudar a emagrecer ou manter o peso de forma duradoura. Confira neste post tudo o que você precisa saber sobre a low carb, ou baixa de carboidratos.

Como funciona a dieta low carb?

Trata-se de uma alimentação com restrição de carboidratos, incluindo aqueles encontrados em grãos, legumes e frutas e enfatiza alimentos ricos em proteína e gordura. Mas você deve estar pensando: aumentar a ingestão de gorduras não afetará meu colesterol? Muita calma nessa hora!

Embora a gordura saturada tenha sido condenada ao longo de décadas, pesquisas científicas recentes concluíram que ela é inofensiva, e que sua utilização contribui para a melhora da glicose, colesterol, triglicérides e não aumenta o colesterol ruim, conhecido como LDL.

No passado, era comum cozinhar com banha de porco no lugar do óleo vegetal. Algumas pessoas idosas ainda mantém este costume. Partindo desse pressuposto, a manteiga, considerada vilã, também tem seu consumo liberado, inclusive para receitas culinárias. Porém, é preciso equilibrar as quantidades conforme seu objetivo.

Objetivo

O que se mantém na low carb em relação aos regimes convencionais é a diminuição (não corte) dos carboidratos. Estes continuam sendo alimentos que impedem o emagrecimento.

Esse método impacta diretamente em sua qualidade de vida, já que reduz os fatores de risco associados à diabetes e à síndrome metabólica.

Outro motivo que torna a low carb tão popular e eficiente – justificando os milhares de adeptos ao redor do mundo – é: ao reduzir os carboidratos e ingerir mais proteína e gordura as pessoas, automaticamente, sentem maior saciedade e consomem menos calorias, ao invés de ficar se controlando ou se preocupando com a contagem do índice calórico.

Portanto, ao aderir a low carb, você pode matar sua fome ao longo do dia comendo diversas porções de proteínas e gorduras “do bem”, em detrimento dos carboidratos. Mas antes de decretar a low carb como sua melhor aliada, confira algumas indicações:

Para quem a dieta low carb é indicada?

  • Para pessoas que desejam restringir determinados carboidratos para perder peso mais rápido;
  • Para aquelas que querem emagrecer rápido, porém, sem abrir mão de alimentos que adoram (carnes, queijos, etc…);
  • Para indivíduos que desejam mudar seus hábitos alimentares em geral e consumir conscientemente;
  • Para pessoas que apreciem as quantidades e os tipos de alimentos incluso neste programa alimentar.

Mas atenção: é importante avaliar juntamente com o seu médico ou profissional de saúde antes de iniciar qualquer dieta para perda de peso, especialmente se você tiver qualquer condição de saúde, como diabetes ou doença cardíaca.

Afinal, por que a low carb emagrece?

Os carboidratos são macro nutrientes que fornecem energia para o corpo, e constituem muitos alimentos e bebidas como: pão, massas em geral, arroz integral, biscoitos normais e integrais, doces, leite, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha), sementes, grãos e frutas.

Estes últimos são naturais à base de plantas ou grãos e por isso considerados como “carboidratos bons”. Isso porque, no formato natural, as ligações deles são pensadas como complexas e fibrosas, como no caso dos grãos integrais e leguminosas, ou podem ser menos complexas, como as encontradas no leite e nas frutas.

A low carb se apropria destes componentes, ressaltando sua importância para o funcionamento adequado do organismo, sobretudo se aliados ao hábito de beber bastante água, o que contribui significativamente para acelerar a perda de peso.

Carboidrato ruim

Por outro lado, a maioria dos fabricantes de alimentos industrializados adicionam carboidratos refinados nos alimentos processados em farinha ou açúcar. Estes são geralmente conhecidos como carboidratos simples, presente nos pães brancos e massas em geral, bolo e refrigerantes.

O papel principal destes itens processados é fornecer energia ao seu corpo, mas esta energia pode ser facilmente substituída pelos carboidratos bons, permitidos na dieta low carb.

Os açúcares e amidos são divididos em açúcares simples durante a digestão. Eles são absorvidos na corrente sanguínea, caracterizando o “açúcar no sangue” (glicose).

Enquanto os carboidratos naturais, que contêm fibra, retém a digestão, contribuem de forma menor para o açúcar no sangue, e também fornecem outros papéis além do de combustível.

A partir daí o processo de aumentar os níveis de açúcar no sangue pode desencadear a liberação de insulina. Ela ajuda a glicose a entrar nas células do seu corpo para dar energia. No entanto, a glicose extra fica armazenada no fígado, músculos e outras células, e é convertida em gordura.

A glicose extra é geralmente armazenada no fígado, músculos e outras células para uso posterior ou é convertida em gordura. Por isso, a ideia por trás da dieta low carb é justamente diminuir estes níveis de insulina para que o corpo possa queimar mais gordura armazenada, levando ao emagrecimento.

E aí, você gostou de descobrir a dieta low carb como uma ferramenta valiosa no processo do emagrecimento? Então continue ligado em nosso site e confira outros artigos essenciais para cuidar melhor da sua saúde.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida.

Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo.

Durante esses anos tenho “corrido” atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma, possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida.

Ps.
Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria.

Sou apaixonado séries e filmes de ação.
Adoraria aprender tudo sobre fotografia.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe seu comentário

  • Publicidade