• Publicidade

Dicas de nutrição para se alimentar melhor

Para manter sua vitalidade e energia em alta é necessário ter uma boa nutrição, comece a prestar atenção naquilo que está comendo. E isso precisa ser feito em todas as nossas refeições.

[caption id="attachment_6621" align="alignleft" width="383"]Nutrição: dicas para se alimentar melhor Créditos da imagem[/caption]

O melhor medicamento que temos para manter nossa saúde é a alimentação. Veja as dicas que preparamos para você manter sua nutrição em ordem. Quando temos uma alimentação saudável, sem excessos, com produtos frescos, naturais, conseguimos manter a saúde muito mais facilmente do que quando buscamos comidas industrializadas, lanches gordurosos, fast-foods, frituras, etc.

Comece a pensar nisso e veja as dicas que preparamos para você manter sua nutrição em ordem:

1.   Aumente o número de refeições diárias

A maior parte das pessoas costuma tomar café da manhã (algumas vezes rapidamente, apressadamente), almoçar e jantar. Quando muito, na hora da fome, fazem um lanche antes de dormir.

Este é o primeiro erro para complicar a nutrição. Nosso organismo precisa estar sempre funcionando para gerar um bom metabolismo. As refeições não podem ter um intervalo maior do que três horas.

O correto, para manter nossa nutrição, é fazer 5 ou 6 refeições diárias, tendo o café da manhã, um lanche no intervalo entre este e o almoço, o almoço, mais um lanche à tarde, o jantar e, finalmente, alguma coisa leve à noite.

Com esse intervalo de tempo podemos beneficiar nosso organismo e fazer funcionar em alta nosso metabolismo, gerando mais energia e vitalidade e evitando aquela sensação de estar cheio de comida. Se fazemos mais refeições, comemos menos em cada uma delas, mantendo a sensação de saciedade por todo o dia.

2.   Café da manhã, a primeira e mais importante refeição

O café da manhã deve ser bem nutrido por ser a primeira refeição do dia. Ele deve representar pelo menos 25% de nossas necessidades diárias de calorias, dando a energia necessária para começar nossas atividades. Você deve atentar também para o fato de que, tomando um bom café da manhã, vai gerar um equilíbrio no seu organismo, evitando que você fique beliscando durante o dia.

O café da manhã deve ser composto de pães (que possuem carboidratos, proteínas, vitaminas, fibra e minerais), de produtos lácteos, como leite, queijo ou iogurte (trazendo proteínas, cálcio, fósforo e vitaminas) e de frutas, inteiras ou em suco (seus nutrientes são carboidratos, vitaminas, minerais e fibras).

3.   Lanche da manhã, para reanimar do dia

Entre o café da manhã e o almoço, faça um pequeno lanche, com um suco acompanhado de uma barra de cereal, nada muito pesado para não estragar o almoço. O importante é que você tenha o suficiente de vitaminas, carboidratos, proteínas e minerais para aguentar até a hora do almoço com a sensação de vazio no estômago.

4.   Almoço, a segunda melhor refeição do seu dia

O almoço é que irá complementar a nutrição do seu dia, fornecendo a energia necessária para chegar até a tarde. Não deixe de fazer uma boa refeição, composta por cereais, arroz, feijão, proteínas, verduras e legumes, tudo muito bem balanceado e em quantidade suficiente para se sentir satisfeita. E não se esqueça de que você também merece uma sobremesa, como um iogurte ou uma fruta.

5.   Lanche da tarde, um complemento da nutrição

Da mesma maneira que antes do almoço, à tarde faça um pequeno lanche, ingerindo uma fruta e um iogurte, por exemplo, ou aquilo que você mais gostar, lembrando sempre que deve ser algo natural. Você vai ter a energia necessária para passar o restante do dia bem nutrida.

6.   Jantar, preparando você para descansar

Se o jantar for sua última refeição do dia, lembre-se que você deve acrescentar nutrientes que não ingeriu durante o dia. Você precisa de energia e de volume na refeição que antecede a noite de sono, fazendo uma refeição com proteínas, vitaminas, carboidratos, mantendo entretanto a leveza para não sobrecarregar seu sistema digestivo durante as horas de sono.

7.   Um lanchinho antes de dormir

Se tiver fome antes de dormir, prefira algo bem leve, que lhe dê uma boa noite de sono. Tome um copo de leite morno, por exemplo, que vai lhe gerar uma boa sensação térmica, preparando seu organismo para dormir.

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma, possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Pingback:Alimentação Saudável e Qualidade de Vida | artigo

Deixe seu comentário

  • Publicidade