• Publicidade

Veja os benefícios que a caminhada traz para o emagrecimento, para o corpo e para a mente

Benefícios da caminhadaA caminhada é um dos exercícios mais eficazes para o emagrecimento. Ela é barata, não exige habilidade e pode ser feita a qualquer hora do dia. Entre os benefícios da caminhada, podemos citar: ajuda na perda de peso, ajuda no controle da pressão arterial e diabetes, além de trazer uma maior sensação de bem estar para quem a pratica.

Perder peso e medidas sem necessitar de dieta

Fazer caminhada é, sem dúvida, um excelente exercício para aqueles que querem perder peso. E o indivíduo não precisa correr para emagrecer, pois caminhar por si só já tem um grande poder emagrecedor. Mas se a pessoa quiser alargar os passos não há problema algum.

Quantas calorias a pessoa perde numa caminhada?

Para quem deseja perder peso caminhando, saiba que se caminhar 1 km perderá mais ou menos 150 kcal. Em média perde-se 5 calorias por minuto, e em 1 hora de caminhada o indivíduo pode queimar entre 550 a 600 kcal.

Perder peso caminhando

Os médicos recomendam caminhar em média somente 30 minutos por dia. Isso é o ideal para manter a forma, mas dependendo da situação e do objetivo de cada um, o exercício pode ser um pouco diferente.

Há vários métodos para se perder peso de forma eficaz e rápida apenas caminhando. Confira algumas dicas:

  • A primeira coisa a se fazer é ter o primeiro objetivo e considerar a caminhada algo prazeroso que foi adicionando a nova rotina;
  • Seja rigoroso, disciplinado. Procure manter o pique diariamente para concluir corretamente o exercício;
  • Progrida regularmente e aumente o número de minutos caminhando a cada semana;
  • No início não tenha pressa em andar mais rápido, o mais importante são as horas caminhadas durante a semana, e não necessariamente o ritmo da caminhada.
  • Trace metas de acordo com objetivo a ser atingido. Por exemplo: 6 sessões de caminhadas com duração de 1 hora cada, faz a pessoa perder bastante caloria.

Se possível, compre um pedômetro ( acessório que mede o progresso das sessões da caminhada), ele contabiliza os passos dos caminhadores, controla a velocidade, a queima de caloria e até o ritmo da pessoa.

Benefícios da caminhada

Além de perder peso, a caminhada também possui mais alguns benefícios que auxilia o corpo e a mente a funcionarem melhor:

  • Afasta a depressão

Quando alguém começa uma caminhada ou pratica outro exercício, o corpo libera uma grande quantidade de endorfina (hormônio), que é responsável pelo relaxamento do corpo e sensação de alegria. Esse relaxamento faz com que a pessoa queira cada vez mais caminhar, e isso se torna um ciclo vicioso: quanto mais o indivíduo caminha, mais endorfina o corpo produz e, consequentemente, mais feliz ele fica.

  1. Melhora a circulação

Estudos provaram que caminhar ao menos 30 minutos faz reduzir a pressão arterial durante mais ou menos 24 horas logo após o fim do exercício. A pressão diminui devido o fluxo de sangue aumentar na hora da prática da atividade, fazendo expandir os vasos sanguíneos.

A caminhada também melhora a circulação de hemoglobina e oxigenação do corpo, e isso faz as válvulas do coração trabalharem mais.

  1. Controla a vontade de comer

Para quem é chocólatra, caminhar é o melhor remédio para combater a vontade deste doce. Pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, afirmam que caminhar afasta o vício pelo chocolate. Segundo eles, a maioria das pessoas que estão estressadas e que não praticam nenhuma atividade física são chocólatras, portanto, caminhar diminui o estresse e faz o indivíduo perder a vontade de doce.

  1. Deixa o cérebro saudável

Caminhar, além de retardar o envelhecimento e deixar o corpo em forma, também melhora a saúde cerebral. Segundo estudos de uma Universidade dos Estados Unidos: “Quando caminhamos, recebemos estímulos que aumenta a coordenação e fazem com que o cérebro seja capaz de responder a eles mais rapidamente”.

Não podemos esquecer de ressaltar a importância de, numa caminhada, a pessoa estar usando um calçado adequado. Isso é essencial para não sobrecarregar os músculos e para diminuir os impactos sobre as articulações. Um tênis inapropriado pode causar dores no joelho e até na coluna.

Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. excelentes dicas , já faço a caminha a um bom tempo e os benefícios são os melhores e inimagináveis, e o melhor, claro, ajuda emagrecer, recomendo,
    Parabéns e sucesso!

Deixe seu comentário

  • Publicidade