• Publicidade

Qual é a composição correta em uma alimentação saudável?

Alimentação saudável - qual é a composição corretaPara manter uma alimentação saudável não é preciso muito: basta ter em mãos produtos naturais e frescos (quando legumes ou verduras). Com os ingredientes em seu poder, prepare você mesmo os seus pratos, assim você está sabendo o que está ingerindo e de que forma está se alimentando.

A alimentação saudável deve ser equilibrada, mantendo crianças com bons nutrientes para o correto desenvolvimento físico e mental, uma vez que o intelecto depende desses nutrientes para se desenvolver dentro dos padrões. Para os adultos, a alimentação saudável é essencial para manter o peso ideal e a saúde em dia.

Um adulto que mantém sua alimentação saudável está livre de dietas restritivas, mantém o seu metabolismo em movimento, não tem necessidade de medicamentos (a menos que seja portador de alguma doença congênita) e não tem problemas circulatórios ou digestivos, ficando livre dos problemas de colesterol, diabetes, celulites, gorduras, acnes e outros problemas que acometem quem consome qualquer tipo de alimentação.

Vitaminas e minerais: essenciais para a alimentação saudável.

Frutas, legumes e verduras não podem faltar para manter a alimentação saudável. Nosso organismo tem necessidade de vitaminas e minerais, que só são encontrados nesses ingredientes saudáveis para a alimentação, devendo ser ingeridos preferencialmente crus.

A manutenção da saúde orgânica depende exclusivamente de ingredientes sadios e naturais, um fator que, em grande parte das vezes, relegamos a segundo plano, principalmente em virtude de atividades corridas, de trabalho e de estudo.

Proteínas e carboidratos para manter a alimentação saudável.

O conjunto de alimentos que compõem a alimentação saudável é composto por sete grupos que devem estar sempre presentes nos pratos que ingerimos. São eles: proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio, minerais e vitaminas.

Minerais e vitaminas, além de fibras, podemos encontrar no grupo já citado, de verduras, frutas e legumes. As gorduras, proteínas e carboidratos devem marcar sua presença em nossos pratos através das carnes magras, carnes brancas, peixes, cereais e leguminosas.

Alguns desses alimentos podem ser, inclusive, usados como alimentos funcionais, isto é, servem para combater doenças ou aliviar problemas de saúde.

Para manter a alimentação saudável é preciso também manter a variedade de tipos de alimentos e nutrientes, não desprezando qualquer um deles e criando um cardápio fácil e rápido, evitando comer produtos industrializados.

Cálcio, o melhor nutriente para a alimentação saudável.

Um dos elementos mais importantes para manter a alimentação saudável é o cálcio, obtido principalmente de leite e seus derivados. Nossa massa óssea pode se tornar volátil com a falta de cálcio, criando condições para a instalação de osteoporose a partir da Terceira Idade e gerando sérios problemas de postura e de fraturas quando esse elemento falta no organismo.

Água, vital para o organismo.

Sem água não podemos ter alimentação saudável. Nosso corpo é formado por 70% desse precioso líquido e precisamos ingerir, diariamente, pelo menos 2 litros de água para manter o organismo hidratado e livre de toxinas. A água é o ingrediente que vai propiciar o correto aproveitamento de todos os ingredientes que tivermos ingerido, facilitando a digestão e a eliminação das toxinas e oxidantes do corpo.

Alimentação saudável é isso: buscar o que a Natureza nos oferece e apreciar os nutrientes da maneira correta.

Veja também:
Confira 8 alimentos que ajudam a regular o colesterol no organismo
Receita saudável de sopa de legumes
Alimentos que beneficiam o organismo
18 maneiras de seguir uma alimentação saudável

Sobre Galdino

Paixão por saúde e qualidade de vida. Desde 2013 buscando informações sobre a melhor maneira de se viver com mais saúde e melhor qualidade de vida. Mantenho alguns blogs com o objetivo principal de passar adiante as informações e o conhecimento que tenho adquirido ao longo desse tempo. Durante esses anos tenho "corrido" atrás de conteúdos relevantes que, de alguma forma, possa me ajudar e ajudar outras pessoas a viver com mais qualidade de vida. Ps. Tenho 47 anos, sou goiano, evangélico, solteiro e tenho um filho de 13 anos, motivo do meu orgulho e alegria. Sou apaixonado séries e filmes de ação. Adoraria aprender tudo sobre fotografia.
Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Pingback:Reeducação alimentar: Saiba como se reeducar e emagreça!

Deixe seu comentário

  • Publicidade